Sexta-feira, 17 de Julho de 2009

Newsletter_22-Vai de Férias? Já sabe onde ficar? Em que condições?

 

Antes de gozar férias, muita coisa há a programar, como saber para onde ir, o que visitar, o que comprar, etc. Contudo, há uma questão à qual tem de ser dada resposta: “Onde ficar?”.


Arrendar um espaço para passar uma temporada de férias pode não ser tão simples como parece. A oferta é variada e as mensagens/imagens atractivas abundam na internet e nos anúncios publicados, mas, em grande parte dos casos, aquelas estão longe da realidade.

 

O arrendamento para férias continua a ser uma boa opção, desde que estejamos atentos ao cumprimento dos nosso direitos, pois os senhorios, mesmo quando não exista um contrato escrito, têm obrigações que devem cumprir, tais como a disponibilidade do espaço arrendado na data acordada, a limpeza dos mesmo e o cumprimento de todas as condições anunciadas.

 

Para que as suas férias não sejam marcadas por surpresas desagradáveis tenha em consideração:

* sempre que possível visite o espaço pretendido antes de o arrendar;

* Tente obter referências do local através de familiares ou amigos;

* Peça confirmação de reserva por escrito, com indicação das datas de entrada e saída, bem como dos valores a pagar;

* Solicite recibo dos montantes liquidados, mesmo daqueles que o sejam a titulo de caução para acautelar eventuais prejuízos no espaço arrendado.

 

Se após uma longa viagem a casa arrendada não corresponder ao anunciado a solução passa por reclamar imediatamente junto do proprietário/senhorio, bem como exigir uma residência alternativa. Não sendo possível deve solicitar-se a devolução dos montantes pagos e, caso se justifique, exigir o pagamento de uma indemnização por se ter ficado impedido de iniciar as férias na data programada ou por estas terem sido prejudicadas.

 

Para resolução de conflitos a reclamação fica reduzida aos Julgados de Paz, quando existam na zona, ou aos Tribunais. A situação será diferente se o arrendamento for feito em empreendimento turístico, onde para além de recorrer aos locais anteriormente indiciados poderá igualmente apresentar a sua reclamação junto dos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo e da Direcção-Geral do Turismo.

www.salpetra.pt

(in Diário de Aveiro| DECO-Coimbra)

 

publicado por salpetra às 16:29
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